Seguidores

24/08/11

Memórias de Infância



Um dia destes dias, estava eu no computador e de repente, veio-me á memória lembranças da minha infância.

Uma delas, que eu adorava e ainda hoje continuo a gostar, embora já não faça parte das nossas casas modernas e nos costumes domésticos, era lavar a roupa á mão num daqueles tanques antigos de cimento, que existiam nas casas. Eu era pequena, e via a minha mãe na marquise da nossa cozinha lavar a roupa á mão.

Ela esfregava e esfregava, batia a roupa na pedra, ensaboava, e tornava a bater, e a esfregar, eram gestos que se repetiam vezes sem conta até a roupa ficar bem lavada. O gosto que eu tinha de ver a minha mãe lavar a roupa daquela forma era de tal forma para mim tão agradável que a partir daquele momento iria ser uma das minhas funções favoritas lá de casa. A roupa ficava incrivelmente branca e bem lavada com o sabão azul e branco que se usava naquele tempo.

O cheirinho da roupa lavada com aquele sabão era muito bom, e mesmo depois de seca o cheirinho ficava na roupa. Era também com esse sabão azul e branco que tomávamos banho, pois dizia-se naquele tempo, que o sabão era bom para a pele, até os próprios médicos aconselhavam o uso do mesmo. E era bem verdade; claro que as coisas vão-se alterando e o sabão azul e branco de hoje, nada tem a ver com o de antigamente, completamente diferente na sua composição e cheiro. São estas pequenas lembranças mas muito significativas para mim, que me faz sentir saudades do meu tempo de criança e adolescente

1 comentário: