08/01/13

A natureza nos surpreende constantemente...


Essas orquídeas maravilhosas, vêm do sudeste do Equador e florestas peruanas,com nuvens de elevações de 1000 para 2000 metros e, por isso mesmo, não há muitas pessoas ao longo da história para verem essas curiosas flores. Graças a coleccionadores intrépidos -- que fazem qualquer coisa para vermos essas preciosidades -- que ficamos sabendo dessa "macaco orchid". 

Alguém não precisa de muita imaginação para nomeá-la, pois o seu nome científico é Drácula símio  Essa orquídea notável carrega mais do que uma semelhança passageira com o rosto de um macaco. A 'parte' sobre o Drácula parte  (género) refere-se à estranha característica dos dois esporões longos das pétalas que relembram 'as presas' de uma personagem da Transilvânia (?), de um certo filme de ficção...             

A orquídea só foi nomeada em 1978 pelo botânico Luer, mas está numa família com mais de 120 espécies encontradas,  principalmente no Equador. Nas montanhas, a "macaco orquídea" pode florescer a qualquer momento,  não tendo uma época específica. Seu perfume se assemelha ao de uma laranja madura.










Sem comentários:

Enviar um comentário