Seguidores

31/03/12

Camélia

Caracalas
Trata-se de uma planta trepadeira cujas flores são algo fora do comum. As flores não só são fora do comum como também têm um perfume muito delicado, perfeito para quem gosta de ter flores únicas e bem cheirosas.

Linda flor de arbusto mas tóxica na sua seiva.
Flores azuis
Esta flor é muito estimada em Portugal, devido à revolução dos cravos no 25 de Abril, sendo então um ícone de liberdade. Em termos de cor das flores, existem muitas. A cor mais famosa em Portugal é o vermelho, novamente devido à revolução dos cravos.
Lírio 

28/03/12

Duas Palavras


Esta noite ao ouvido me disseste duas palavras
comuns. Duas palavras cansadas
de ser ditas. Palavras
que de tão velhas são novas.

Duas palavras tão doces que a lua que andava
filtrando-se entre a ramagem
se deteve em minha boca. Tão doces duas palavras
que uma formiga passeia por meu pescoço e não tento
mover-me para expulsá-la.

Tão doces duas palavras
que digo sem querer: oh, que bela, a vida!
Tão doces e tão mansas
que óleos aromáticos sobre o corpo derramam.

Tão doces e tão belas
que, nervosos, meus dedos,
Se movem em direção ao céu, a imita tesouras.
Oh, meus dedos quiseram
cortar estrelas.


As maravilhas da natureza...

Horas de Saudade


Tudo vem me lembrar que tu fugiste,
Tudo que me rodeia de ti fala.
Inda a almofada, em que pousaste a fronte
O teu perfume predileto exala


No piano saudoso, à tua espera,
Dormem sono de morte as harmonias.
E a valsa entreaberta mostra a frase
A doce frase qu'inda há pouco lias.


As horas passam longas, sonolentas...
Desce a tarde no carro vaporoso... 
D'Ave-Maria o sino, que soluça, 
É por ti que soluça mais queixoso.


E não Vens te sentar perto, bem perto
Nem derramas ao vento da tardinha,
A caçoula de notas rutilantes
Que tua alma entornava sobre a minha.


E, quando uma tristeza irresistível
Mais fundo cava-me um abismo n'alma,
Como a harpa de Davi teu riso santo
Meu acerbo sofrer já não acalma.


É que tudo me lembra que fugiste. 
Tudo que me rodeia de ti fala... 
Como o cristal da essência do oriente 
Mesmo vazio a sândalo trescala.


No ramo curvo o ninho abandonado
Relembra o pipilar do passarinho.
Foi-se a festa de amores e de afagos...
Eras — ave do céu... minh'alma — o ninho!


Por onde trilhas — um perfume expande-se. 
Há ritmo e cadência no teu passo!
És como a estrela, que transpondo as sombras,
Deixa um rastro de luz no azul do espaço ...


E teu rastro de amor guarda minh'alma,
Estrela que fugiste aos meus anelos!
Que levaste-me a vida entrelaçada
Na sombra sideral de teus cabelos! ...

( Castro Alves )

27/03/12

Urso Polar...

O urso polar é o maior carnívoro terrestre do mundo. Habita o gelo ártico e as baías de Hudson e de James, no Canadá, assim como a costa leste da Groelândia. Tem um corpo mais longo e delgado que o restante dos ursos, devido a seus hábitos aquáticos. São excelentes nadadores, capazes de nadar até 80 km sem descanso.
Se alimentam de frutos, plantas, moluscos e algas marinhas, porém suas presas favoritas são as focas. São animais muito robustos: o peso médio das fêmeas é de 250 kg e os machos pesam em torno de 350 kg. e pode viver em média de 20 a 25 anos. É um animal ameaçado de extinção.


A natureza e as suas maravilhas...



Lindas Aves

Uma verdadeira e maravilhosa amizade entre um ser humano e um animal selvagem


O americano Casey Anderson não tem um cachorro nem um gato. O animal que ele escolheu para ser seu ‘pet’ é bem maior que ele, pesa mais de 300 kg e é uma verdadeira fera. Além de amigo, Casey  treina Brutus para que o urso possa participar em filmes e outras atrações. Para provar ainda mais sua paixão pelos ursos, Casey em parceria com a National Geographic, está produzindo um documentário que pretende dissipar os estereótipos negativos em torno dos ursos. 

Espaço


O telescópio espacial Hubble mostrou fora dela estrela-spotting proeza em uma nova imagem que captura 250.000 estrelas cintilantes no aglomerado estelar Messier 9.O cluster é de 25.000 anos luz da Terra - quando foi visto pela primeira vez em 1764 pelo astrônomo francês Charles Messier, ele só viu uma mancha tênue brilhante, e classificou-a como uma nebulosa, ou nuvem de poeira. A olho nu, o cluster é menor que uma cabeça de alfinete.


Pinturas

A arte de Josephine Well

king of the jungle.

Lindo e Majestoso

Eu, e a Natureza...


 Leopardo Negro está sendo ameaçado pela destruição do seu habitat pelos  seres humanos. Seu revestimento bonito é procurado ferozmente  por caçadores furtivos como toda a sua espécie posta em perigo.  Para além da cor do seu pelo, o leopardo negro é exatamente a mesma espécie com o mesmo comportamento que o leopardo "normal " visto em África. Tal como no caso do leão branco a variação ocorre quando ambos os pais têm um determinado gene recessivo. A variante de cor neste caso, é chamado melanismo.

25/03/12


Os ursos negros do Alasca conseguem sobreviver sete meses sem se alimentarem e sem perderem massa muscular ou óssea. Este "fenómeno" acontece durante a hibernação, cujas características surpreenderam os investigadores do Instituto de Biologia do Ártico, da Universidade do Alasca. Numa investigação pioneira sobre este processo que decorre no Inverno, os cientistas descobriram que estes animais baixam o funcionamento do seu metabolismo até 25 por cento, um valor muito superior ao de outros animais que também passam pelo mesmo.  Um belo animal que continua a ser caçado por gente sem escrúpulos que olham a matança como um hobby desportivo, e outros pela comercialização de peles. Como é possível haver seres humanos tão cruies…

Baia de Cascais

Marina de Cascais

Urso Pardo

Depois do urso-polar o urso-pardo é o maior do gênero.
Ameaças ao Urso Pardo: 
Perda de habitat, a exploração excessiva. o homem, fauna.
Um magnifico animal que está em vias extinção.

Falcão Peregrino


Falcão Peregrino é provavelmente o animal mais rápido à superfície da Terra, chegando a atingir os 300 Km por hora. Deve o seu nome "Peregrino" aos hábitos nómadas e às suas peregrinações errantes, sobretudo na fase adolescente. .  As suas capacidades únicas permitiram-lhe colonizar os mais diversos tipos de habitat, desde os desertos quentes até à tundra, revelando todavia preferência pelas zonas abertas. São conhecidos territórios de falcão peregrino em muitas zonas costeiras até aos 4000 m nos Himalaias, estando presente em todos os continentes e latitudes, sendo uma espécie cosmopolita o que revela o seu sucesso adaptativo. Voa alto em círculos com batimentos rápidos e pouco profundos, às vezes com intervalos de voo planado. Mergulha em voo picado. Uma ave de extraordinária de beleza e velocidade


Beija-Flor


Os beija-flores ou colibris são os menores pássaros do mundo. Ágeis e irrequietos em suas lindas e variadas cores, encantam todos aqueles que observam estas admiráveis criaturas. Voando sem parar, em todas as direções, estão sempre à procura do néctar com que se alimentam, e para obtê-lo introduzem seu bico longo e fino em cada flor que encontram. A velocidade e a agilidade no voo são, sem dúvida, suas características mais excecpcionais. Com suas asas invisíveis e tão rápidas, permitem grandes façanhas, São considerados campeões de voo. Nenhum outro pássaro se compara aos beija-flores. Eles se lançam como uma flecha para a frente e para trás, para os lados, para cima e para baixo; ou ficar parados no ar batendo as asas com incrível rapidez. Nesse movimento elas ficam quase invisíveis, mas chegando bem perto é possível ouvir seu zumbido.

23/03/12

UNIVERSO

O Universo e a Existência é um grande mistério, recheado de beleza, e de enigmas. O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo, e todas as formas de matéria e energia.






Criaturas amistosas...


Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais dividem-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricatas é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricatas são capazes de ensinar as suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar. São animais extremamente amistosos

21/03/12

Beleza...aroma...mil e uma cores...

As flores  libertam  agradáveis aromas no ar
Tudo é belo, tudo é especial
Onde a beleza e a magia têm o papel principal
Neste encanto que nunca devia acabar.


Urso Polar... Majestoso!

Urso-Polar também conhecido como Urso Branco. Um belíssimo animal… é um dos maiores carnívoros conhecido pela ciência.

Magnifico!

Um dos animais mais belos do planeta, Tigre Siberiano.
O grande problema em relação a este animal é a destruição do seu habitat e a caça predatória. Muito provavelmente, em poucos anos, não haverá mais tigres siberianos na natureza, será o fim da vida selvagem de um dos animais mais lindos do planeta. Só será possível encontrá-los em cativeiros.     
      

20/03/12

A Páscoa...


O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.


Charles Darwin


Um dos maiores cientistas que a humanidade conheceu, um homem que viveu totalmente a frente de seu tempo, e que, através da sua teoria sobre a origem e a evolução das espécies, nos deu o direito de identificarmos os caminhos que percorremos em nosso passado, permitindo-nos conhecer um pouco de onde viemos.