Seguidores

25/10/13

Mistérios do mar profundo


Podemos pensar que já pouco resta para descobrir na Terra no entanto, o fundo do mar permanece quase inteiramente desconhecido . Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra, com uma profundidade média de 4 km. Isso faz com que o fundo do mar seja o maior de todos os habitats, mas também é um dos menos hospitaleiros . É extremamente frio, totalmente escuro , muitas vezes pobre em oxigénio e sufocado por uma pressão 1.000 vezes maior do que na superfície, tão imenso que altera a bioquímica.
Apesar destes obstáculos estamos começando a perceber que o profundo é o lar de uma diversidade espectacular de organismos.


23/10/13




Cãibras podem acontecer quando menos se espera. De repente, a pessoa sente uma dor intensa provocada por contracções involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas. As contracções usualmente se instalam nos membros inferiores e ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.

Prevenção: Cãibras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:

Boa hidratação: Tomar bastantes líquidos (água) em especial durante o dia, e especialmente se praticar exercícios vigorosos. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade.
Alimentação equilibrada: Incluir frutas e verduras na dieta habitual. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo.
Massagem:
Alongar o músculo em espasmo e massajar a área afectada com movimentos circulares são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor.
Quando as cãibras se manifestam nas pernas, deve-se ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para esticar os músculos da barriga da perna. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e  esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.



Pulmão



O pulmão é o maior órgão do corpo. Sua função é permitir que o ar que respiramos entre em contacto com o sangue que circula em nosso organismo. Esse contacto possibilita uma troca gasosa essencial para a vida. Basicamente, ela consiste na absorção do oxigénio pelo sangue a fim de, ligado à hemoglobina, ser transportado para todas as células do corpo, e na eliminação do gás carbónico  que as células produziram para gerar energia.



COMO UM MEDICAMENTO SIMPLES PODE SALVAR UMA VIDA

Ácido acetilsalicílico, que em pequenas doses pertence a um grupo de medicamentos chamados de anti-plaquetários. As plaquetas são pequenas células sanguíneas que causam os coágulos no sangue e estão envolvidas na trombose. Quando um coágulo sanguíneo ocorre numa artéria, ele impede a sangue de fluir e corta o fornecimento de oxigénio. Quando isto acontece no coração pode provocar um ataque cardíaco ou angina e no cérebro pode provocar um acidente vascular cerebral.
Ácido Acetilsalicílico é tomado para reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos e como tal prevenir futuros:
ataques cardíacos,
acidentes vasculares cerebrais,
problemas cardiovasculares em doentes que sofreram angina estável ou instável (um tipo de dor no peito).
Ácido Acetilsalicílico é também utilizado para prevenir a formação de coágulos no sangue após certos tipos de cirurgias cardíacas para alargar ou desbloquear os vasos sanguíneos.


Sea dragons are these beautiful and bizarre fish that live off of the coast of Australia






21/10/13

Na batata doce encontramos fósforo, cálcio, magnésio, ferro, vitamina B1, vitamina A, vitamina C, as vitaminas e nutrientes encontrados na batata doce são usados por atletas como base na alimentação
A batata-doce é uma raiz tuberculosa seu formato é irregular e geralmente são compridas, são encontradas na cor roxa, amarela e branca, o gosto é adocicado,  tem grande teor de fibras hidratos de carbono

Batata doce e seus Nutrientes:
Ela é rica em vitamina e minerais muito importantes para o corpo humano:
Vitamina A que a torna uma ótima alternativa no combate ao Cancro,
Acido ascórbico (Vitamina C), ajudando na imunidade e agindo como antioxidante,
Tiamina (Vitamina B1), importante para o bom funcionamento do coração, sistema nervoso e contração muscular,
Riboflavina (Vitamina B2), importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos,
Fósforo, ajuda a formar e manter ossos e dentes, melhora disposição corporal e auxilia no metabolismo das proteínas.
Ferro, essencial para a imunidade e disposição
Cálcio, importante para a formação dos ossos.



20/10/13



Sabia que:
As Urtigas são facilmente reconhecidos e, infelizmente, muitas vezes facilmente sentida. Toda a planta está coberta de pelos urticantes. Esta é uma forma eficaz de evitar ser comida e faz com que manchas de picadas urtigas um refúgio importante para muitas lagartas e outros insetos. Cozinhada destrói o veneno, e produz um vegetal muito saboroso, e como uma sopa nutritiva por conter mais ferro do que os espinafres e são uma rica fonte de vitamina C. Como chá é um medicamento preferido usado para o tratamento em especial da gota, e reumatismo
Joaninha de Sete-pontos
São, ou deveriam ser, o melhor amigo de um jardineiro como eles são aliados naturais contra pulgões devastadores. Estes besouros bonitos, e suas larvas, em particular são predadores dos ávidos e muito ativos pulgões, devorando mais de 5.000 durante o ano ao longo da vida. Joaninha é facilmente um dos besouros mais comuns e facilmente reconhecido. Elas ajudam no controle de pragas de afídios. 


19/10/13

CIDADE DE HONG KONG

Hong Kong é uma cidade de extremos. É um dos lugares mais densamente povoados do planeta, com mais de 7 milhões de pessoas vivendo com apenas 15% da área de terra.


As autoridades de Hong Kong estão a aconselhar os moradores a não saírem de casa por causa da poluição do ar que, nesta quinta-feira, atingiu os níveis mais elevados dos últimos 13 anos.

“Esta é a poluição do ar mais grave registada em Hong Kong desde que começámos a fazer registos, em 1999”, disse Y. F. Chau, porta-voz do Departamento de Protecção do Ambiente. Nesta quinta-feira, Hong Kong é uma cidade cinzenta, com uma camada de poeiras que escondem o Sol radioso.

“As pessoas que sofrem de doenças cardíacas ou respiratórias, as pessoas idosas e as crianças devem reduzir as suas actividades no exterior e as suas actividades físicas”, acrescentou a porta-voz.

Segundo os ambientalistas, as emissões poluentes dos automóveis são a principal causa da má qualidade do ar e instam as autoridades de Hong Kong a assumirem as suas responsabilidades pela poluição.

Pela primeira vez há 25 anos, o Governo anunciou em Janeiro uma reformulação dos seus objectivos para a qualidade do ar, depois de um estudo da Universidade de Hong Kong ter demonstrado que a poluição era responsável por 3000 mortos por ano.
Os chimpanzés e orangotangos realmente têm personalidades "como pessoas", dizem os pesquisadores.
Comuns chimpanzés têm parte 98% dos genes humanos e são parente vivo mais próximo da humanidade. Eles são pensados ​​para ser o animal não-humano mais inteligente
"Humanos e chimpanzés compartilham um ancestral comum aproximadamente 4 a 6 milhões de anos atrás."

18/10/13

Uma vergonha este País!!!

Beneficiários vão ser chamados a devolver verbas indevidamente pagas, entre 25 de Julho e Setembro, acima de 25 euros.
A Segurança Social vai enviar notificações aos beneficiários para devolverem verbas indevidamente pagas, entre 25 de Julho e Setembro, acima de 25 euros, segundo informação publicada hoje na página electrónica da instituição.
Na nota relativa à contribuição sobre os subsídios de doença e desemprego, lê-se que a partir deste mês as prestações são "ajustadas com as contribuições de 6% e de 5%, respectivamente", introduzidas com a Lei n.º 51 de 24 de Julho deste ano.

17/10/13

Um verso envolvendo matemática


Dê-me um apoio
Num piscar de olhos me transformo em um compasso
Giro 90º, 180º, 270º, 360º graus

Volta completa na circunferência chamada vida.
Dê-me uma régua ou uma trena
Com ela conseguirei medir ou não nossa distância
Que parece infinita.

Dê-me um transferidor para medirmos os graus do nosso amor.
Um esquadro
Quem sabe ele possa nos enquadrar.

Dê-me um ponto
Por ele passarei infinitos segmentos de sentimentos
Paixão, amor, raiva, ressentimento, gratidão...
Só não me limite com dois pontos
Pois, não saberia que segmento de sentimento 
Passaria por eles.


Prof.Edi Santana Barbosa