Seguidores

29/01/12

Novas oportunidades/ Processo RVCC, uma Treta!

Neste contexto não compensa absolutamente nada...

Estou neste processo de RVCC através do centro de emprego e só digo que está sendo uma grande seca.Comecei a frequenta-lo à duas semanas e já estou saturada, em duas semanas não fizemos literalmente nada a não ser só conversa por parte dos formadores a relerem os referencias e a falarem das regras que existe no processo, e assim foram 15 horas do nosso tempo desperdiçados para nada. Em 1º- lugar o período de tempo que estava estipulado  para durar o processo era até Maio,agora já vieram-nos dizer que esse tempo passou para Abril, novas alterações da instituição em causa. Ficamos todos a olhar uns para os outros ... afinal o que somos ali? uns paus mandados! como se não bastasse, para além de encurtarem o tempo que estava previsto aumentaram-nos os dias de aulas, em vez de irmos uma vez por semana, passámos a ter mais dias de aulas; ás segundas, sextas e sábados. O que eu achei neste processo de iniciação e também todos os meus colegas de turma, é que todo o processo está muito mal elaborado para fazermos as coisas com pés e cabeça. Perante todos estes factos ainda por cima nos fazem andar a trabalhar nas matérias a todo o vapor... Era só o que me faltava. Eu já disse a mim mesma que vou fazer o que posso e da maneira que sei e, não venham eles dizer que está mal , ou que temos que desenvolver mais os temas, então está tudo estragado pois não vou fazer literalmente mais nada do que está feito por mim; com muitas horas de volta do computador, cansar a minha vista, gastar tinteiros e papel, e mais papel que se desperdiça pró lixo...Nem pensar!
O Estado em vez de estar a gastar dinheiro desnecessário nestas coisas que de nada nos vai valer em situação alguma quando todos nós já estamos numa idade em que ninguém nos quer para trabalhar, deviam-se preocupar em arranjar trabalho a todos os que estão desempregados, inserir as pessoas em cursos profissionais como havia  antigamente em diversas áreas... isso sim, apostarem nestes cursos que estão a desaparecer, profissões que ainda nos tempos actuais são precisos, aos jovens que não querem estudar darem esta oportunidade de ter uma profissão e terem um meio de subsistência pessoal .

27/01/12

Tenho dias!


Isto de falta de trabalho está a deixar-me bem mal...Tenho dias que ando psicologicamente em baixo. A minha cabeça anda a 100 à hora... penso e penso em tudo o que posso fazer para dar volta à questão mas só oiço é noticias tristes de como as coisas ainda vão ficar piores. Nunca pensei chegar à idade que tenho e vir a passar por tal situação dramática da crise que estamos metidos. E as expectativas de melhorar estão longe de chegar. São ás dezenas a minha procura de trabalho através da Internet enviando currículos, pondo vários anúncios, ir a algumas entrevistas do resultado da minha procura mas que acabo por ficar sem resposta de um sim ou um não. Nada é como antigamente, quando respondíamos a um anuncio de trabalho  éramos logo contratados, davam-nos aquele tempo de estágio para fazermos valer o nosso trabalho, hoje em dia metem anúncios mas é para o (inglês ver) pois mal entramos na loja para falarmos com a pessoa responsável sobre o respectivo anuncio (precisasse empregada/o ) pedem para deixar o currículo se o tivermos, assim que viramos costas acredito que esse currículo vai logo parar ao caixote do lixo. Dois dias ou uma semana depois volto lá novamente e o anuncio continua lá!!!. Afinal o que quer esta gente? 

21/01/12

A paz sem vencedor e sem vencidos


Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 
A paz sem vencedor e sem vencidos 
Que o tempo que nos deste seja um novo 
Recomeço de esperança e de justiça. 
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 

A paz sem vencedor e sem vencidos 

Erguei o nosso ser à transparência 
Para podermos ler melhor a vida 
Para entendermos vosso mandamento 
Para que venha a nós o vosso reino 
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 

A paz sem vencedor e sem vencidos 

Fazei Senhor que a paz seja de todos 
Dai-nos a paz que nasce da verdade 
Dai-nos a paz que nasce da justiça 
Dai-nos a paz chamada liberdade 
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 

A paz sem vencedor e sem vencidos 

Sophia de Mello Breyner Andresen 

.

Confie!



Confie no Deus que está dentro de você. 
Nele existe a solução de todos os problemas. 

Para sempre


Por que Deus permite 
que as mães vão-se embora? 
Mãe não tem limite, 
é tempo sem hora, 
luz que não apaga 
quando sopra o vento 
e chuva desaba, 
veludo escondido 
na pele enrugada, 
água pura, ar puro, 
puro pensamento. 
Morrer acontece 
com o que é breve e passa 
sem deixar vestígio. 
Mãe, na sua graça, 
é eternidade. 
Por que Deus se lembra 
— mistério profundo — 
de tirá-la um dia? 
Fosse eu Rei do Mundo, 
baixava uma lei: 
Mãe não morre nunca, 
mãe ficará sempre 
junto de seu filho 
e ele, velho embora, 
será pequenino 
feito grão de milho. 

(Carlos Drummond de Andrade)

Este poema o dedico à minha Mãe!
Hoje, se ela fosse viva fazia 84 anos. 
Sei que estás sempre  ao meu lado a todas as horas do dia, 
recebe o meu beijinho de luz e amor...

Que voz!!!


Até aos dias de hoje não é muito comum vermos mulheres empunhando baquetas, mas Karen Carpenter já o fazia nos anos 60. Ao lado de seu irmão, Richard, ela formou a dupla Carpenters, que chegou ao topo das paradas de sucesso nos anos 70. Os Carpenters ganharam três Grammys, e fizeram seu soft rock muito popular nos EUA.  No começo de 1979, numa tentativa de mudar sua imagem, Karen gravou um disco solo, que terminou sendo lançado apenas muitos anos mais tarde, depois da morte da cantora. Karen sofreu uma parada cardíaca aos 32 anos, como consequência de uma anorexia nervosa. Apesar de ser constantemente lembrada pela sua voz lindíssima, de acordo com seu irmão ela sempre se considerou uma baterista que cantava, e não o oposto.


Que saudades!!!

Uma das vozes femininas mais lindas que já se ouviu...

Goodnigth

O sonho comanda a vida

As maiores conquistas vem das batalhas que travamos diariamente na nossa vida. E essas são as melhores, pois quando olhamos para trás e percebemos que o esforço não foi em vão,tudo muda.Nunca  devemos rejeitar um sonho só porque ele parece difícil! Quando menos se espera  alcançamos esse desejo. O sonho comanda a vida de todo o ser humano.

20/01/12

Preparem-se!!!

O Meu Signo Egípcio, A Deusa Ísis


É conhecida como a Mãe Cósmica. As pessoas nascidas sob sua protecção têm grande sensibilidade e poderosa imaginação, forte instinto materno ou paterno e estão sempre prontas para socorrer os necessitados. Amorosos e dóceis, conquistam a todos com suas palavras meigas e gentis. Às vezes, ficam nervosos e acabam agindo com alguma agressividade, mas logo se arrependem e pedem perdão. Alguns costumam viver longe de seus pais e irmãos e formam uma família com pessoas estranhas, a quem amam e se integram com elas. No amor, tendem a se entregar completamente. Já no trabalho, são naturalmente dotados para todas as profissões que exijam precisão e habilidade manual, trabalhando bem em administrações. O ramo da culinária também é indicado.

18/01/12

Muito bom este grupo.

A árvore da vida

A cabala mostra que é preciso descobrir a verdadeira mensagem bíblica para alcançar o bem-estar e a harmonia, já que a compreensão dos textos sagrados nos permite conquistar as sete habilidades da felicidade: desejo, escolha, sintonia, meditação, propósito, refinamento e amor.Cada uma dessas habilidades é uma etapa do caminho de auto conhecimento de desenvolvimento espiritual que nos faz superar as insatisfação do dia-a-dia, manter a mente saudável e uma vida plena. Em muitas culturas diferentes encontramos o signo universal da “árvore da vida”. Entre os escandinavos era chamada de Yggdrasil, na cabala é formada pelas dez Sephiroth. Na bíblia ela é uma das duas árvores que Deus colocou no centro do jardim de Éden, na África encontraremos novamente este símbolo em Moçambique.


Mas porque uma árvore? Para compreendermos isto devemos pensar nas particularidades desta planta. Primeiro: Do que a árvore se alimenta? Daquilo que para nós (e outras formas de vida), são dejectos. Isto nos remete ao princípio de que aquilo que é lixo, ou morte, para alguns, é vida e alimento para outros. Este é o princípio da continuidade, a “reciclagem” natural, o princípio do ciclo da vida, sempre contínuo.
A árvore cresce para cima ou para baixo? Para ambos os lados. Enquanto seu tronco e galhos almejam o céu, suas raízes se fixam e aprofundam-se tanto quanto podem dentro da terra. Podemos fazer uma analogia com a vida humana no sentido de que não basta tentar alçar as alturas, se não vivemos com profundidade, só a espiritualidade não basta, é necessário a experiência humana para termos “sustentação”, antes de querermos ser grandes.

Qual o principal propósito da árvore? Gerar frutos. Isto nos mostra que além de toda a erudição que o ser humano pode alcançar, de toda teoria que pode criar, de nada adianta se ela não der resultado. Pois é este também o principal propósito do ser humano, gerar frutos através de suas acções. Se ele não puder contribuir de alguma forma para com o todo, o colectivo, então perde seu porque de existir. Inúmeras outras analogias e comparações poderiam ser realizadas, mas com estas três podemos ter um ponto de partida para a compreensão da vida humana. Os dejectos que alimentam a árvore são as experiências humanas, nossos defeitos, nossos vícios, não há como evoluir sem viver. Não fosse assim não existiria o porquê de um ser espiritual se sujeitar a uma experiência terrena. Antes de querermos crescer devemos criar raízes profundas e resistentes, devemos compreender a existência humana, sem tentar fugir de suas consequências. Uma alma superficial não se sustentaria muito tempo nas alturas. E por último devemos nos concentrar na qualidade dos frutos que estamos gerando, pois se forem de má qualidade, não servirão nem para alimentar os pássaros e muito menos para fecundar novamente o solo.

17/01/12

Anos 70


Momentos mágicos, os anos 70, que um dia foram o presente, e hoje são imagens guardadas com muito carinho nas minhas memórias. Uma década recheada de boas lembranças que ainda hoje me fazem sorrir quando lembro desse tempo. O que vestíamos naquela altura... as túnicas com mangas largas, saias de xadrez ou compridas, as famosas mini saias, e não esquecendo as calças à boca de sino. Roupas muito coloridas, o tempo dos hippies. Cabelo comprido que, umas vezes eu usava solto ou então fazia tranças.Nessa altura tínhamos três meses de férias grandes que passávamos sempre na praia da Costa da Caparica.Como não sorrir quando me recordo, Os rapazes também usavam os cabelos compridos, os sapatos com grandes tacões, as camisas com grandes  colarinhos. Anos 70... Tantas sensações, lembranças, memórias, e  muita musica, muitas discotecas.


15/01/12

A Numerologia

A Numerologia é uma ciência que estuda os números e suas influências sobre as pessoas. Os números tem um valor metafísico de grande significado, denotando características internas dinâmicas que modelam o destino das pessoas.
Para compreendermos a linguagem dos números, importa compreender, antes de mais, que tudo no Universo é energia. E que os números, tal como as letras, representam as diversas vibrações,tanto no aspecto qualitativo como quantitativo, da manifestação dessa energia...Assim como é em cima, é em baixo...(Princípio Taoista).Essas vibrações influenciam a nossa personalidade e a nossa vida.O simbolismo dos números encontra-se em todas as civilizações, desde as mais antigas. Para alguns, a Numerologia é uma filosofia ou uma abordagem parapsicologia que volta a situar o homem no Universo.


Os números apareceram há cerca de 11.000 anos, primeiro como pontos e traços, depois com os símbolos gregos e romanos e, mais tarde, com o grafismo arábico, tal como hoje são conhecidos. Pitágoras, filósofo e matemático grego do séc.VI a.C.,a numerologia era a essência da harmonia cósmica, a estrutura do Universo. Pitágoras é considerado o fundador da Numerologia moderna, pois fundou uma escola de que toda a Numerologia ocidental é herdeira, tendo influenciado filósofos como Platão, Aristóteles, Cícero, Hermes Trimegistus.
Para Platão, por exemplo, a Numerologia era o mais alto grau de conhecimento; para os Chineses é a chave da harmonia entre o macrocosmo e o microcosmo. Pitágoras foi um grande e iluminado filósofo que, através da análise humana, codificou os conceitos básicos da numerologia, que tem sido amplamente usada desde sua criação até os dias de hoje. Para Pitágoras, a harmonia e o equilíbrio do universo repousam nos números e na geometria.

Os Druidas

Druida é o espírito da natureza na sua forma mais humana.

A palavra druida é de origem céltica e, segundo o historiador romano Plínio o velho, está relacionada com o carvalho, que era considerada uma árvore sagrada para eles.
Os druidas foram membros de uma elevada ascendência Celta. Ocupavam os trabalhos de juízes, doutores, sacerdotes, adivinhos, magos, médicos, matemáticos,astrónomos alquimistas etc. Mas uma das suas maiores qualidades era o conhecimento da ciência dos cristais.
Dominavam quase todas as áreas das ciências exactas, como a matemática, cultivaram a música, a poesia, tinham notáveis conhecimentos de medicina natural, de fitoterapia, de agricultura e possuíam um avançado sistema filosófico muito semelhante ao dos neoplatônicos.
Embora possuíssem uma forma de escrita mágica conhecida pelo nome de escrita rúnica, não a usavam para gravar seus conhecimentos. Eles possuíram suficiente sabedoria a ponto de influenciarem outros povos e assim marcar profundamente a literatura da época, criando uma espécie de aura de mistério e misticismo.



Os celtas viam nas árvores não só a essência da vida, como também um recurso para prever o futuro. Curiosamente, este meio tão primitivo era considerado pelos druidas como o mais eficaz na hora de estabelecer um prognóstico sobre o destino de alguém. Ao observar todo o conjunto da árvore, desde suas raízes que se infiltram na terra até sua copa muito ou pouco frondosa, eles aconselhavam manter os olhos elevados, permanecer bem apoiado no solo e ter em conta que a natureza é tão previsível que após o tempo de queda das folhas vem outro de frio ou de neve, o que propicia o surgimento dos melhores brotos, justamente quando chega a época de fertilidade e da renovação da vida. 

Aristóteles


Considerado por muitos como o maior filósofo de todos os tempos. nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Embrenhou-se em todos os conhecimentos de seu tempo - Lógica, Matemática, Física, Metafísica, Moral, Política, Retórica e Poética. 

Maneiras de amar


O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, dá-lhe água… 
e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.
A árvore deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, e o rio segue em frente.
O vento chega, dança ao redor da árvore e segue em frente. E a árvore empresta o seu perfume ao vento…
Se a humanidade crescesse, amadurecesse, essa seria a maneira de amar.
(Osho)

14/01/12

Dance!

Dance as suas realizações!
Dance pelas pessoas que ama!
Dance pela oportunidade de amar!
Dance pelos sonhos que teve à noite!
Dance pelos sonhos acordados e por acordar!
Dance as rezas de gratidão!
Dance as simples e confluências das inspirações!
Dance o poder do espírito e as forças do seu corpo!
Dance a paz, dance o amor, dance a compaixão!
Dance! Dance! Dance!
                                                    ( Samuel Souza )

11/01/12

Cabala


A palavra Cabala (Kabbalah) significa diferentes coisas para diferentes pessoas. Em síntese, é uma sabedoria antiga que revela como o Universo e a vida funcionam. No sentido literal, a palavra Kabbalah significa “receber”. É a ciência sobre como alcançar a plenitude em nossas vidas. Às vezes desprezamos o facto de não estarmos tão plenos como poderíamos estar. Esses sentimentos se abatem sobre as pessoas em algum momento de suas vidas. E, tristemente, quanto mais duramente lutamos para atingir essa plenitude, tanto mais ela nos escapa.

Entretanto, quando mencionamos plenitude, não nos referimos a ser feliz ou usufruir um sentimento de bem-estar de forma temporária, porque todos nós já experimentamos flashes de felicidade. Quando falamos sobre nos conectar com a energia de plenitude, queremos dizer sustentar essa conexão de forma duradoura e ininterrupta.

A Kabbalah é ao mesmo tempo um antigo e inteiramente novo paradigma de vida. Ela ensina que todos os ramos das nossas vidas – saúde, relacionamentos, negócios – emanam do mesmo tronco e da mesma raiz. É a tecnologia de como o universo funciona no seu nível essencial. É toda uma nova maneira de olhar para o mundo, que poderá conectá-lo com a espécie de plenitude que você possa estar procurando.
Tudo na vida é o Verbo. Palavras e frases possuem poderes divinos, pois as letras que as compõem emanam directamente de um alfabeto divino, usado pelo próprio Criador na hora de arquitectar as esferas que formam o mundo físico, mental e espiritual. A cabala é o conjunto de técnicas, teorias e práticas que permitem desvendar os aspectos mais interiores e místicos dessa língua divina, o ensinamento da Origem Divina. 
Em todos os círculos esotéricos, a cabala é conhecida como o estudo das letras hebraicas que permite o contacto directo e profundo com as verdades do nosso mundo e com Deus. O seu estudo é cercado de mistérios e,durante milénios, ficou restrito a um selecto grupo de homens extraordinários. Contudo, nos últimos tempos, popularizou-se e tomou-se uma das grandes ferramentas para o crescimento espiritual da humanidade.

O Xamanismo


O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.
Sua origem não tem raízes históricas ou geográficas, na realidade é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje.
Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: Sol, Lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos.
Pode-se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver.

Uma Bonita Oração do Povo Lakota


AHO MITAKUYE OYASIN ...Todas as minhas relações. Eu honro você neste círculo da vida comigo hoje. Estou grato por esta oportunidade de reconhecê-lo nesta oração...Para o Criador, pelo dom supremo da vida, eu te agradeço.
À nação mineral que tem construído e mantido meus ossos, e todas as fundações de experiência de vida, eu te agradeço.
À nação planta que sustenta meus órgãos e do corpo e me dá a cura para a doença ervas, eu te agradeço.
À nação animal que me alimenta de sua própria carne e oferece sua companhia leal nesta caminhada da vida, eu te agradeço.
Para a nação humana que compartilha meu caminho como uma alma sobre a roda sagrada da vida terrena, eu agradeço.
À nação espírito que me guia invisível através dos altos e baixos da vida e para carregar a tocha da luz através das Eras, eu lhe agradeço.
Aos quatro ventos de mudança e crescimento, eu agradeço.
Vocês todos são meus parentes, sem os quais eu não viveria. Estamos no círculo da vida em conjunto, co-existentes, co-dependentes, co-criar o nosso destino. Um, não mais importante que o outro. Uma nação em desenvolvimento do outro e ainda assim cada dependente a acima e abaixo. Todos nós uma parte do Grande Mistério.
Obrigado por esta vida.

Corpo, alma e espírito. Viagens astrais



O homem é um trio de Corpo, Alma e Espírito. A alma é o mediador entre o espírito e o corpo. Uma alma se tem, um Espírito se é. O Íntimo é o Altíssimo dentro de nós. O Íntimo é o espírito. O testamento da sabedoria diz; "Antes que a falsa aurora aparecesse sobre a terra, aqueles que sobreviveram ao furacão e à tormenta louvaram o Intimo, e a eles apareceram os heraldos da aurora”. Entre o homem terreno e o Íntimo está a alma. A alma tem um corpo ultra-sensível e material com o qual viaja através do espaço. O corpo da alma é o corpo astral. Assim, pois, o corpo astral tem algo de humano e algo de divino.
O corpo astral tem sua ultra fisiologia e sua ultra-patologia intimamente relacionadas com o sistema nervoso grande simpático e com nossas glândulas de secreção interna. O corpo astral está dotado de maravilhosos sentidos com os quais podemos investigar os grandes mistérios da vida e da morte. Dentro do astral está a mente, a vontade e a consciência

10/01/12

O Tempo

Sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida!

A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm . . .
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos . . .
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos
Formo um século, e passo adiante.

Trabalhai, porque a vida é pequena,
E não há para o Tempo demoras!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!

Olavo Bilac

Música bem calminha

Seguir

Ao longo da minha vida caí e segui em frente, parei para pensar e segui, chorei muitas vezes e segui, fui vivendo e segui, sonhei e continuei a seguir. Seguir, é simplesmente nunca desistir de sonhar o mais puro sentimento que traz o amor e a vida.

09/01/12

Vozes do Mar


Quando o sol vai caindo sobre as águas
Num nervoso delíquio d'oiro intenso,
Donde vem essa voz cheia de mágoas
Com que falas à terra, ó mar imenso?...


Tu falas de festins, e cavalgadas
De cavaleiros errantes ao luar?
Falas de caravelas encantadas
Que dormem em teu seio a soluçar?


Tens cantos d'epopeias? Tens anseios
D'amarguras? Tu tens também receios,
Ó mar cheio de esperança e majestade?!


Donde vem essa voz, ó mar amigo?...
... Talvez a voz do Portugal antigo,
Chamando por Camões numa saudade!


Florbela Espanca

O Segredo é Amar

O segredo é amar. Amar a Vida 
com tudo o que há de bom e mau em nós. 
Amar a hora breve e apetecida, 
ouvir os sons em cada voz 
e ver todos os céus em cada olhar. 

Amar por mil razões e sem razão. 
Amar, só por amar, 
com os nervos, o sangue, o coração. 
Viver em cada instante a eternidade 
e ver, na própria sombra, claridade. 

O segredo é amar, mas amar com prazer, 
sem limites, fronteiras, horizonte. 
Beber em cada fonte, 
florir em cada flor, 
nascer em cada ninho, 
sorver a terra inteira como o vinho. 

Amar o ramo em flor que há-de nascer, 
de cada obscura, tímida raiz. 
Amar em cada pedra, em cada ser, 

Amar o tronco, a folha verde, 
amar cada alegria, cada mágoa, 
pois um beijo de amor jamais se perde 
e cedo refloresce em pão, em água! 

Fernanda de Castro